VPL - VALOR PRESENTE LIQUIDO
1. Introdução
Um dos conceitos mais importantes em finanças é o valor do dinheiro no tempo, pois sem esse entendimento os demais conceitos podem ficar confusos e sem sentido.
Um dilema que sempre está em pauta no tema de finanças é o do risco versus o retorno. Todo investimento é acompanhado de certo risco, em condições normais, o aumento do risco é acompanhado por um aumento do retorno também, pois ninguém está disposto a correr um certo grau de risco, sem exigir um prêmio (retorno) que faça valer a pena.
2. Fundamentação teóricas
VPL
O valor presente liquido (VPL) é uma função utilizada na analise da viabilidade de um projeto de investimento. Ele é definido como o somatório dos valores presentes dos fluxos estimados de uma aplicação, calculados a partir de uma taxa dada e de seu período de duração. O fluxo pode ser positivo ou negativo, de acordo com as entradas ou saídas de caixa. A taxa fornecida a função representa o rendimento esperado do projeto. Caso o VPL encontrado no calculo seja negativo o retorno do projeto será menor que o investimento inicial, o que sugere que ele seja reprovado. Caso seja positivo o valor obtido no projeto pagara o investimento inicial, que se torna viável.
Igual VPL (taxa, valores) onde:
Taxa: é a taxa de desconto estimada sobre o intervalo de um período;
Valores: é um intervalo ou até 29 células que representam as entradas e saídas (valores positivos) e saídas (valores negativos) de caixa a partir do primeiro período.
A função VPL do Excel apenas trás para o presente os fluxos de caixa a partir do primeiro período; para calcular o valor presente liquido você devera subtrair o investimento inicial do valor obtido através da função VPL.