Doenças sexualmente transmitiveis
O Trichomonas é passado de uma pessoa infetada para seu (sua) parceiro (a) durante as relações sexuais sem preservativo. Atualmente, as infecções pelo Trichomonas afetam milhões de mulheres em todo o mundo a cada ano. Os homens podem passar a infecção para seus parceiros sexuais, mas eles raramente desenvolvem sintomas.
Agente:
Transmissão: Relação sexual
Diagnóstico
Uma vez você tenha descrito seus sintomas, o médico irá examinar a o órgão genital feminino ou a uretra para observar se há inflamação ou uma secreção anormal, além de um exame pélvico. Durante o exame, ele irá colher uma amostra com um cotonete, e a enviará para o laboratório para ser examinada. A tricomoníase pode ser diagnosticada pela detecção do parasita sob o microscópio ou através da cultura em laboratório. Como as pessoas com infecções pelo Trichomonas são mais prováveis de adquirir outras DSTs, o médico também poderá solicitar exames para gonorréia, clamídia, sífilis e HIV.
Prevenção
Como a tricomoníase pode ser transmitida pela atividade sexual, você pode ajudar a prevenir esta infecção através:
Abstinência sexual. Fazer sexo somente com uma pessoa não infectada. Usar preservativos masculinos de borracha continuamente durante as relações sexuais.
Tratamento
As infecções pelo Trichomonas são melhor tratadas com um medicamento oral chamado metronidazol (Flagyl). Embora o gel do metronidazol também esteja disponível, ele não é tão efetivo quanto o medicamento tomado por boca. Para prevenir e não ser infetado novamente, todos os parceiros sexuais de uma