Doenças sexualmente transmissíveis
Causas
Existem dois tipos de Herpes caudados pelo vírus (HSV).
Vírus do herpes simples tipo 1 (HSV-1)
Vírus do herpes simples tipo 2 (HSV2)
Na maioria das vezes, o vírus do herpes simples tipo 1 causa infecções de herpes na boca e nos lábios chamadas de aftas ou herpes de boca. O HSV-1 pode se espalhar da boca aos genitais durante o sexo oral.
O vírus do herpes simples tipo 2 origina a maioria dos casos de herpes genital. O tipo 2 pode se espalhar através de secreções da boca ou dos genitais.
Além da região genital e boca, o vírus pode infectar o ânus, as nadegas, a parte superior das coxas, os lábios ou a face; a infecção dos lábios ou da face é o herpes facial, que apresenta vesículas dolorosas. Essas infecções possuem aspecto essencialmente idêntico quando ocorrem em superfícies externas. O vírus invade o organismo humano, com frequência através de um ferimento na pele ou pela mucosa da boca e da área genital. Uma vez dentro da célula humana, o vírus usa o material da célula do hospedeiro para se reproduzir (processo conhecido como replicação). Neste processo, a célula é destruída. A destruição da célula do hospedeiro é responsável pelos sinais (bolhas) e sintomas (formigamento e dor) característicos do episodio de herpes.
Sintomas
A maioria das pessoas não tem sintomas da infecção ou eles são moderados. Quando os sintomas ocorrem, eles tipicamente aparecem como bolhas nos genitais e retos, ou ao redor. As bolhas estouram, deixando feridas que podem levar de duas a quatro semanas para sarar na primeira vez que ocorrem.
Tratamento
O tratamento para o herpes genital é feito com o uso de medicamentos antivirais, como o Aciclovir, Penciclovir, Famcliclovir ou o Valaciclovir.
Estes medicamentos devem ser utilizados de 10 a 14 dias consecutivos, na dose recomendada pelo médico. Além da administração oral, existem formulações tópicas que auxiliam o tratamento.
Condiloma acuminado