Trabalho
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Energia solar na Lavanderia industrial
Curso: Engenharia de Produção Prof.: Wéderley M. Miranda
Componentes do Grupo: Arthur Geovanne Tavares Couto, Eustáquio Batista Freitas Junior, Cleicimar Tadeu Soares, Luis Filipe Amorim, Lynda Palmer de Almeida Nunes.
1. Resumo
Mediante problemas ambientais causados pelo uso excessivo de energia elétrica, foi necessário procurar soluções sustentáveis para diminuir tais impactos sem que afetasse a produtividade e a qualidade dos bens e serviços prestados. E se tratando de Lavandeiras, um setor que carece de energia elétrica em quase todo o processo produtivo, foi detectado por meio de artigos, um consumo elétrico muito alto. Os Objetivos do trabalho é estudar o processo produtivo de uma lavanderia industrial, simular uma empresa que opere com uma caldeira elétrica e analisar a viabilidade de instalação de placas solares com intuito de reduzir o consumo.
Palavra chave: Lavanderia Industrial, Sustentabilidade, Eficiência Energética.
2. Introdução
Em 2010, a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia – ANEL divulgou resultados econômicos da categoria e destacou números importantes. No Brasil, naquele ano, já existiam 6200 lavanderias, sendo que 900 eram industriais e a previsão era de crescimento.
O faturamento anual já chegava em 2 milhões e os benefícios naquele momento, destacou a presidenta da ANEL, Paola Tucunduva, para o Jornal do Brasil, eram: “além da praticidade, o serviço representa uma economia no orçamento doméstico e de empresas e principalmente, redução de uso de energia elétrica, além de minimizar o desperdício de água”. Em contra partida a essa afirmação de economia, os gastos das matérias primas nessa indústria é alto e traz problemas ambientais.
É evidente que nesse ramo as empresas se preocupem com o consumo, pois o processo requer o uso constante de energia e água. Segundo estudo