Doenças sexualmente transmissiveis
Escola secundária de Ermesinde
Nome: Catarina Alexandra Carvalho de Almeida
Nº5
Ano: 8º Turma: H
Introdução:
Neste trabalho vou falar sobre todo o tipo de doenças sexualmente transmissíveis e falar de uma forma um pouco resumida de cada uma delas, também vou falar de como estas se podem tratar (se tiverem cura, pois podem não ter) e também de como se podem evitar.
Espero aprender um pouco mais com este trabalho e espero que goste!
Doenças sexualmente transmissíveis:
Doenças sexualmente transmissíveis (ou DST) ou Infecção sexualmente transmissível (ou IST) é a designação pela qual é conhecida uma categoria de patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contacto sexual. O uso de preservativo tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.
Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Algumas doenças sexualmente transmissíveis são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas correctamente. Outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes, apesar da falsa sensação de melhora. As mulheres representam um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de doenças sexualmente transmissíveis os sintomas levam tempo para tornarem-se perceptíveis ou confundem-se com as reacções orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher, em especial aquelas com vida sexual activa, independente da idade, consultas periódicas ao serviço de saúde.
Existem várias destas doenças, sendo de salientar a Sífilis, o Herpes genital, a Hepatite B, a SIDA, a Candídiase e a Gonorreia.
Sífilis Esta doença é