Doenças sexualmente transmissiveis
Doenças sexualmente transmitidas ou DSTs, são doenças infecciosas que podem ser disseminadas através do contato sexual. Algumas podem também ser transmitidas por vias não sexuais, porém formas não-sexuais de transmissão são menos frequentes.
sífilis
É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Manifesta-se em três estágios: primária, secundária e terciária. Os dois primeiros estágios apresentam as características mais marcantes da infecção, quando se observam os principais sintomas e quando essa DST é mais transmissível. Depois, ela desaparece durante um longo período: a pessoa não sente nada e apresenta uma aparente cura das lesões iniciais, mesmo em casos de indivíduos não tratados. A doença pode ficar, então, estacionada por meses ou anos.
Cancro mole
Cancro Mole (cavalo) é causada pela bactéria Hemophilus Ducreyi . Caracteriza-se por feridas tipo úlcera, semelhante a sífilis, diferenciando-se desta por apresentar geralmente lesões múltiplas (pode ser única), por serem dolorosas, de borda irregular com contornos avermelhados e fundo irregular, cobertos por secreção amarelada, purulenta, com odor fétido e tendência a sangramento em leves traumatismos. Pode haver formação de íngua na região da virilha.
[pic]
candidíase
A candidíase é um tipo de infecção causada por fungos nos órgãos genitais tanto dos homens quanto das mulheres. São diversos os motivos pelo aparecimento dos fungos, como mudanças hormonais, pílulas contraceptivas e até mesmo a ingestão de antibióticos que eliminam as bactérias responsáveis por inibir tais fungos. A doença, ao contrário do que muitos pensam, não é transmitida nas relações sexuais.
[pic]
Herpes
Infecção recorrente (vem, melhora e volta) causadas por um grupo de vírus que determinam lesões genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas que, em 4-5 dias, sofrem erosão (ferida) seguida de cicatrização