DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
As doenças respiratórias são as que afetam o trato e os órgãos do sistema respiratório. Os fatores de risco são tabagismo, a poluição, a exposição profissional a poluentes atmosféricos, as condições alérgicas e doenças do sistema imunitário. No mundo todo, as doenças que acometem o sistema respiratório ocupam o posto de terceira causa de morte.
As doenças mais comumente observadas que acomete os pulmões são:
A asma: Em 2010 a Organização Pan-Americana da Saúde apontou que, o Brasil ocupava a oitava posição mundial em casos de asma e teve 2.500 óbitos, e está entre as principais causas de internação infantil.
A rinite alérgica: É a doença respiratória crônica de maior frequência mundial acomete cerca de 20% a 25% da população.
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): No Brasil, a prevalência da DPOC é estimada em 7,3 milhões de indivíduos.
Milhões de pessoas de todas as idades sofrem dessas doenças e de alergias respiratórias em todos os países do mundo e mais de 500 milhões delas vivem em países em desenvolvimento.
O sistema respiratório pulmonar é dividido em duas regiões:
Via aérea superior: nariz, boca, faringe e laringe.Via aérea inferior: traqueia, brônquios e bronquíolos.
Principais funções de cada região anatômica: Faringe: É uma via de comunicação tanto com o aparelho respiratório quanto com o digestório. Laringe: Conecta a faringe á traqueia. Traqueia: É estruturada por uma série de anéis cartilaginosos. Brônquios: São os tubos que levam o ar aos pulmões. Bronquíolos: É a sub-ramificação de menor calibre formado por tecido conjuntivo. Alvéolos: localizada no final dos bronquíolos é onde ocorre trocas gasosas - oxigênio x gás carbônico
Os pulmões são dois órgãos de forma piramidal, de consistência esponjosa medindo mais ou menos 25 centímetros de comprimento que localizam-se dentro da caixa torácica, revestidos externamente por uma membrana chamada pleura (uma membrana). O sistema