Doenças respiratorias
FATEC PINDAMONHANGABA
4° Semestre em Tecnologia de Projetos Mecânicos
GABRIEL, GLAYDSON E ANTÔNIO
DOENÇAS DO APARELHO RESPIRATÓRIO
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Profª: Marta Santos
PINDAMONHANGABA
2014
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
Uma grande variedade de doenças respiratórias também é, muitas vezes, de origem ocupacional. A pneumoconiose devido à inalação de sílica amianto, poeira ou outros materiais não orgânicos deve ser considerado em pacientes que relatam dispneia progressiva e tosse seca. Doenças das vias respiratórias, incluindo bronquite, rinossinusite e asma, têm sido cada vez mais reconhecidas como trabalhos que expõem o trabalhador a produtos perigosos.
As doenças pulmonares de origem ocupacional são causadas pela inalação de partículas, névoas, vapores ou gases nocivos no ambiente de trabalho. O local exato das vias aéreas ou dos pulmões onde a substância inalada irá se depositar e o tipo de doença pulmonar que irá ocorrer dependendo do tamanho e do tipo das partículas inaladas. As partículas maiores podem ficar retidas nas narinas ou nas grandes vias aéreas, mas os menores atingem os pulmões.
Quando atingem esses órgãos, algumas partículas se dissolvem e podem passar para a corrente sanguínea. A maioria das partículas sólidas que não se dissolvem é removida pelas defesas do organismo. O corpo possui vários meios para eliminar as partículas aspiradas. Nas vias aéreas, o muco recobre as partículas de modo que a sua expulsão por meio da tosse seja mais fácil.
Nos pulmões, existem células removedoras (denominadas fagócitos) que “engolem” a maioria das partículas, tornando-as inofensivas. Tipos diferentes de partícula produzem reações distintas no organismo. Algumas – como o pólen de plantas – podem causar reações alérgicas, como a febre do feno ou um tipo de asma. Partículas como o pó de carvão, o