doenças relacionadas a nutrição
Intolerância à lactose
Doença de Crohn
Síndrome de má absorção
Gastrite
Úlcera gástrica
Fibrose cística
Diverculite
Colecistolitíase
Alergia à proteína do leite de vaca (APLV)
A alergia ao leite de vaca (APLV) é uma reação alérgica às proteínas presentes no leite de vaca ou em seus derivados. Isso ocorre, porque assim que os bebês nascem, seu intestino ainda está imaturo e a ingestão dessas proteínas pode iniciar um processo de inflamação no aparelho digestivo.
Diagnóstico
O diagnóstico da alergia ao leite de vaca é feito por meio da observação dos sintomas. Alguns exames podem ajudar, porém a única maneira de saber se a criança tem ou não alergia ao leite de vaca é fazer uma dieta de exclusão do leite de vaca e seus derivados por um período mínimo de 4 semanas. Os sintomas mais comuns são: diarreia , prisão de ventre, irritabilidade, refluxo, vômitos, vermelhidão na pele, perda de peso, chiado, entre outros.
Tratamento
A dieta de exclusão (também conhecida como dieta de eliminação) trata-se de uma dieta onde o alimento associado à alergia é completamente eliminado da dieta. Por exemplo, se a suspeita é de APLV, o leite de vaca e todos alimentos que podem conter proteínas do leite de vaca (por exemplo bolachas, pães, manteiga, bolos, panqueca, queijos, iogurtes, etc.) são retirados da dieta. O único tratamento da alergia ao leite é a dieta de exclusão do leite, derivados e todos os alimentos preparados com esses ingredientes da dieta.
Intolerância à lactose
Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples para a sua melhor absorção. Há três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos: deficiência congênita da enzima, diminuição enzimática secundária a doenças intestinais e a