doenças recem nato
PATOLOGIAS
E
MEDICAMENTOS
:
PATOLOGIAS CLINICAS
ABORTO
Um aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou induzida, provocando-se o fim da gestação, e consequente fim da atividade biológica do embrião ou feto, mediante uso de medicamentos ou realização de cirurgias. Com isso concluímos que, o aborto é a perda do feto antes da metade do segundo trimestre, em torno de 135 dias, de maneira espontânea ou não. Vale ressaltar que, independente da forma como é feito, o aborto sempre deixa marcas físicas ou psicológicas para a genitora e muitas vezes aos seus familiares.
Tipos de aborto:
Aborto acidental- Como o próprio nome já diz, é o que ocorre por consequência de um acidente, como exemplo a queda de uma escada ou um acidente de carro.
Aborto espontâneo- Este tipo de aborto ocorre naturalmente, sendo comum durante 3° semana após a fertilização. Atualmente temos cerca de 15% das gestações que terminam em aborto espontâneo, com frequência maior durante as 12 primeiras semanas.
Aborto frequente- Neste caso há a expulsão espontânea de um embrião ou de um feto, morto ou não, em três ou mais gestações seguidas.
Aborto induzido- Da mesma maneira que nos outros tipos de aborto, neste também há a expulsão do feto, porém neste caso isto ocorrerá com intenção da mãe ou de outras pessoas ligadas à gravidez. Este tipo de aborto é feito com uso de medicamentos ou através de meios mecânicos, como por exemplo, curetagem à vácuo (remoção do concepto introduzindo-se uma cureta oca no útero, através da qual é aplicado o vácuo).
Aborto criminal- Incluem-se todos os tipos de aborto feitos de forma ilegal (em clínicas clandestinas por exemplo).
Abortos induzidos legalmente- São abortos eletivos, justificáveis ou terapêuticos.