projeto no project 2010
O conceito de Virtualização não é novo, ele foi introduzido pela IBM nos mainframes na década de 60, principalmente porque havia a necessidade de redução de custos sem perder serviço.
Em uma definição simplificada , a virtualização é um processo que, através do compartilhamento de hardware permite-se a execução de vários sistemas operacionais em um único equipamento.
Com ela é possível reduzir consideravelmente a utilização de em recursos de hardware. Ao invés de termos oito servidores é possível ter apenas 4 com uma capacidade maior que a anterior.
Os sistemas operacionais se tornam aplicações mais simples que rodam ao mesmo tempo em um único computador sem os vários processsos de detecçõa de hardware.
Até 1997 a virtualização esteve restrita as alta plataformas. No ambiente de baixa plataforma reinava o modelo cliente-servidor. A arquitetura X86 dominava os servidores e estações de trabalho estabelecendo um modelo de computação distribuída. O que criou ilhas de processamento. Com a chegada do Windows e Linux forçaram a entrada dos servidores X86 como padrão da indústria.
Com a virtualização retomamos a centralização de recursos ao invés de dividi-los.
Possibilidade de consolidação de servidores físicos,reduzindo os custos de operação de um data center; Redução no número de equipamentos como UPS, equipamentos de refrigaeração, etc;
Proporcionar a alta disponibilidade para todos os servidores do ambiente;
Permite inegração dos ambientes de teste e desenvolvimento;
Facilita o “Disaster Recover”;
Criação de novos servidores em momentos;
Aumentar o nível de segurança;
Redução de custos com energia .
Perda de performance das aplicações de maneira geral
As
máquinas físicas utilizam grande quantidade de processamento e memória , necessitando assim de máquinas com maior desempenho e configurações mais
específicas,