doenças oftamologicas
Doenças Oftalmológicas
Gabriel Sampaio de Amorim
2ºano do ensino médio
São Paulo – 2013
As doenças dos olhos, é basicamente as imperfeições que afetam o sistema visual, levando à diminuição da capacidade visual, podendo, ocasionalmente, resultar em perda total da visão.
A maior parte da redução da acuidade visual em defeitos de refração, que podem ser corrigidos, como:
Miopia: é quando o olho encontra fora do padrão do corpo de maneira maior do que o normal, fazendo com que o raio luminoso não alcance a retina, formando a imagem antes desta.
Hipermetropia: é quando o olho encontra fora do padrão do corpo de maneira m menor do que o normal, levando à formação da imagem após a retina, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldade de enxergar de perto.
Astigmatismo: resultante de curvatura desigual da córnea, levando a uma visão distorcida, pois uma parte da imagem é formada na retina, enquanto outras partes formam-se antes ou depois dessa estrutura. Pode ocorrer isoladamente ou em associação com outros defeitos de refração.
Presbiopia: é a perda da acomodação visual devido à idade, resultando da perda da elasticidade progressiva do cristalino.
Outras doenças que causam certo desconforto ou levam à redução da capacidade visual, mas que habitualmente não causam perda total da visão, quando devidamente tratadas, são:
Ceratocone;
Conjuntivite;
Moscas volantes;
Olho seco;
Pterígio;
Terçol;
Deslocamento de retina;
Blefarite.
Dentre outras doenças que acometem o globo ocular e que podem levar à perda de visão, encontram-se:
Nos adultos:
Catarata;
Retinopatia diabética;
Glaucoma;
Doenças maculares;
Nas crianças:
Catarata congênita;
Glaucoma congênito;
Estrabismo;
Ambliopia;
Retinoblastoma;
Doenças ligadas à prematuridade;
Doenças genéticas (por exemplo, daltonismo);
Doenças metabólicas.