Linguagem e Pensamento
Departamento de Educação
Psicologia da Educação
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM.
Camila
Elizel
Núbia
Sebastião
Goiânia, dezembro de 2013.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pró- Reitoria de Graduação
Acadêmicos: Camila de Melo Rodrigues; Elizel; Núbia; S
Atividades Externas da Disciplina.
1. Políticas Públicas e Políticas Públicas Educacionais.
Para compreender qualquer plano nacional para melhorias na educação, é imprescindível ter o conceito bem claro ao que diz respeito às politicas publicas. Do ponto de vista etimológico, politica publica refere-se à participação do povo nas decisões relativas a um território. Entretanto, este conceito transformou-se e atualmente refere-se muito mais a conjuntos de ações do governo para produzir efeitos específicos, de acordo com Lynn em sua obra em 1980. Em especial no Brasil, pode-se simplificar o sentido para condições de um governo manter-se estável, ou seja, governabilidade.
Se políticas públicas são o que um governo faz ou não, pode-se usar este raciocínio, para educação. Logo, politicas públicas educacionais, tudo que o governo faz ou não pela educação. E, em função destas politicas publicas educacionais, tem-se no Brasil desde 1996 o PNE(Plano de Desenvolvimento da Educação ) para organizar, sistematizar metas que viabilizem melhorias na educação por meio de ações na área das políticas públicas.
2. Plano Nacional da Educação e suas metas.
O PNE tem vigência de 10 anos, o atual de 2011 a 2020. Antes, de passar à análise das metas audaciosas do PNE em vigência, vale ressaltar que o planejamento anterior não obteve o resultado esperado, nem mesmo no quesito de diminuir a evasão escolar, na fase do ensino fundamental que era de 75% que agora permeia entre os 70%. Como então, garantir sucesso em algo, com o fracasso arraigado em sua história? São questões que permitem reflexão e análises