Doenças Ocupacionais
Conceito de Saúde e de Doença
A preocupação com a saúde parece ser tão antiga quanto o surgimento da vida humana em nosso planeta, há milhares de anos.
Apesar de se manter como uma preocupação constante entre todos os povos de qualquer época, definir saúde nunca foi fácil.
O conceito de saúde, além de complexo, é bastante amplo e diversificado. Afinal, a saúde tem a ver com um organismo por natureza dinâmico e, portanto, sujeito a mudanças. E isso se deve, principalmente, à influência que o organismo sofre de inúmeros fatores externos, como o próprio momento histórico e as diferenças culturais existentes entre os povos.
Apesar da complexidade e da amplitude desse conceito, observa-se que quando as pessoas refletem sobre questões relacionadas à saúde costumam abordar alguns pontos comuns.
Um deles, por exemplos, diz respeito à existência de uma estreita relação entre a saúde e a capacidade de trabalhar, de estudar, de desfrutar de determinado lazer ou de conviver socialmente.
Outro ponto comum é a referência feita à doença, que aparece na maioria das tentativas para definir o que é ter saúde. Quem já não ouviu falar, por exemplo, que saúde é a ausência de doença? Binômio saúde-doença: desafio ao entendimento humano
A busca das explicações ou dos motivos que levam as pessoas a adoecer tem sido, certamente, um dos maiores desafios enfrentados pelos homens ao longo de toda a História.
Em tempos remotos era usada, predominantemente, a magia ou a feitiçaria para explicar os fenômenos do universo. Assim como em algumas comunidades primitivas do nosso tempo, existia a crença de que doenças e acidentes eram causados pela ira dos deuses ou por poderes espirituais.
Para saber o motivo das doenças, bem como a melhor maneira de tratá-las, esses povos costumavam consultar os espíritos. Geralmente esse trabalho era de responsabilidade de uma única pessoa do grupo social, conhecida como pajé, sacerdote ou feiticeiro.
Uma outra forma