Doenças Oculares
O buraco macular é uma doença que afeta a Mácula, situada no centro da retina, formando um buraco crescente, capaz de diminuir a acuidade visual central. Ou seja, o paciente perde a capacidade de ler e enxergar diretamente, mas não sofre perca de visão periférica. Homens e mulheres com mais de 40 anos possuem maior pré-disposição.
Visão de uma pessoa com Buraco de Mácula
Sintomas e causas
Alguns dos sintomas de Buraco de Mácula são, baixa percepção visual, distorção na imagem dos objetos, visão dupla e dificuldade para leitura.
Podem haver várias causas para a doença, como traumas, processos inflamatórios oculares ou miopia. A força natural exercida pelo vítreo também pode ser uma das causas. Com a idade, o vítreo tende a ficar mais liquefeito e a ganhar mais mobilidade intraocularmente.
Algumas dúvidas
Buraco macular tem cura?
Sim, em estágios iniciais o paciente pode recuperar totalmente a visão. Por isso, é importante o acompanhamento oftalmológio regular, para não permitir que a doença chegue a um estagio avançado.
Qual é o tratamento?
O tratamento para o Buraco de mácula é cirúrgico, a vitrectomia. Na Vitrectomia é feita a remoção da membrana epirretiniana, um tecido delgado semelhante a um papel celofane que se desenvolve sobre a retina. Após a Vitectomia o quadro do paciente pode evoluir para uma catarata, por isso, em alguns casos realiza-se a cirurgia de catarata ao mesmo tempo para evitar um problema futuro.
Miopia
A miopia é um dos mais frequentes erros de refração que afeta a visão à distância. A miopia ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma. O problema pode ter origem porque o olho é grande ou o cristalino tem uma distância focal curta e quem tem torna-se depende de recursos ópticos para corrigir esse erro de refração.
Para quem tem miopia, os objetos distantes ficam embaçados e difíceis de serem visualizados, conforme a intensidade do problema.
A