A visão:mecanismo da visão, problemas visuais,doenças oculares
Antunes Maria do Céu * Rocha K. Dui
O Mecanismo da Visão Problemas Visuais Doenças Oculares Ilusões de Óptica
No escuro é muito difícil e, às vezes, é mesmo impossível ver alguma coisa. É a luz que estimula o tecido nervoso dos nossos olhos e permite distinguir a forma, o tamanho, a cor, o movimento, a distância das coisas, etc.
Os nossos olhos são quase esféricos e estão alojados nas cavidades orbitais da face. As paredes do globo ocular são constituídas por três membranas: a esclerótica, a coróide, e a retina.
Esclerótica: membrana mais externa do olho, é branca, fibrosa e resistente;mantém a forma do globo ocular e protege-o;na região anterior e central do olho, a esclerótica, é fina e transparente e constitui a córnea.
Coróide: reveste internamente a esclerótica, é escura e rica em vasos sanguíneos; na região anterior do olho, ela tem um orifício circular, a pupila; a faixa circular da coróide que rodeia a pupila é denominada de íris e pode ter uma cor azul, castanha, cinza ou verde;por meio de dois músculos lisos, a íris regula o diâmetro da pupila quando a claridade do ambiente é pouco intensa, a pupila dilata-se para deixar entrar no olho o máximo de luz possível;quando a claridade é demasiado intensa, a pupila contrai-se para impedir que o excesso de luz prejudique a visão.
Retina: é a membrana mais interna do globo ocular, nela encontram-se células nervosas especializadas em captar os estímulos luminosos;no fundo do olho está o ponto cego, insensível à luz, porque é o lugar por onde passa o nervo óptico;esse nervo conduz os impulsos nervosos para o centro da visão, no cérebro;na retina encontra-se, também, a mancha amarela e é nesta mancha amarela que se forma a imagem, no caso de uma visão normal.
O globo ocular é formado, ainda, pelo humor aquoso, o humor vítreo e o cristalino.
Esquema do olho humano
Humor Aquoso: é um líquido incolor existente entre a córnea e o cristalino.
Humor Vítreo: é uma substância