Doenças na gravidez
Sintomas e causas
Graças ao avanço da medicina, algumas doenças, que antigamente proibiam a gravidez, já podem ser tratadas ou controladas, possibilitando à mãe gerar seu filho. Contudo, a mulher que pretende engravidar e que é portadora de alguma doença, deve antes consultar um médico para que ele possa avaliar a situação, dizer se a gravidez é aconselhável ou não e quais são os cuidados que ela deve tomar durante toda a gestação. Após a mulher portadora de uma doença engravidar, será necessário haver um acompanhamento paralelo de outro especialista, além do obstetra. A diabética, por exemplo, será assistida durante os nove meses por um endocrinologista.
As doenças que geralmente representam perigo durante a gravidez são:
A Anemia
Em mulheres grávidas, a anemia é geralmente causada devido ao baixo nível de ferro (mineral importantíssimo na produção das células vermelhas) e carência de ácido fólico, o que acaba gerando uma redução da concentração de hemoglobina no sangue. A Hemoglobina é um tipo de proteína localizada nas células vermelhas, que têm um papel crucial no transporte de oxigênio para os tecidos do corpo. As concentrações de hemoglobina tendem a diminuir durante a gravidez em razão do aumento de volume do sangue. Portanto, para que a gestante e o bebê não fiquem prejudicados, é necessária uma alimentação correta, com uma dieta rica em proteínas e ferro.
A anemia pode causar na gestante, cansaço excessivo, fraqueza, palpitações, tensão, vertigem, tonturas, desmaios e palidez, além de deixá-la mais suscetível a outras doenças.
A maior incidência de casos de anemia, associada à insuficiência de ferro e ácido fólico, ocorre em mulheres que têm pouca ou nenhuma assistência pré-natal e também em mulheres com baixa nutrição.
Caso a mulher esteja anêmica, com certeza este distúrbio clínico será detectado através do exame de sangue solicitado na primeira consulta do pré-natal. Mas mesmo que o resultado deste