Doenças na gravidez
♦ Sintomas: Febre, dores musculares, arrepios de frio, inchaço dos gânglios linfáticos do pescoço e fadiga. Algumas pessoas não apresentam sintomas após contrair a doença.
♦ Riscos: Os riscos são, na maioria das vezes, para o bebê, que pode nascer com problemas na visão, atraso mental, peso corporal abaixo do normal e, dependendo gravidade e do tempo que se leva para descobrir e tratar, pode até levar à morte.
Diabetes
Quando o pâncreas não possui mais capacidade de produzir insulina, ou quando a glicose (principal fonte de energia) é insuficiente, ocorre a diabetes. E essa falta de ação da insulina, resulta em um sub-aproveitamento dos hidratos de carbono, das proteínas e das gorduras. Quando o açúcar da mãe está elevado, o do bebê também aumenta e a quantidade que ele não utiliza é armazenada em seu corpo como forma de gordura.
Mulheres que não possuem um histórico de diabetes na família, podem ter a doença temporariamente durante a gestação e na maior parte das vezes, ocorre pelo aumento excessivo de peso na gravidez, principalmente nas gestações acima de 35 anos de idade. Como a saúde do bebê depende da saúde e da alimentação da mãe, é importante tratar a diabete para que ela não se torne um grande risco para os dois.
Muitas vezes, a mulher grávida desenvolve novos hábitos alimentares que são arriscados, mas é preciso ter em vista a necessidade do bebê e ter um bom controle da quantidade de