PATRIMONIO LIQUIDO
Patrimônio a principio significa tudo o que uma entidade ou pessoa possui, compõem-se também de todos os bens, direitos e obrigações, porém o patrimônio por si só não mede a riqueza efetiva de uma empresa, ela pode correr o risco de falência apresentando grandes números no seu patrimônio, por isso é essencial conhecer a riqueza liquida, o patrimônio liquido desta empresa. Este representa os valores existentes na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos e resultado de exercícios futuros representa o PL (Patrimônio Líquido).
Balanço Patrimonial
Ativo
Passivo + Patrimônio liquido
Para se obter o patrimônio liquido é usada a seguinte “equação fundamental do patrimônio liquido”; Patrimônio liquido = bens + direitos – obrigações.
Em linhas gerais se o Ativo contém os bens e direitos e o Passivo Exigível contém as obrigações, podemos dizer, então, que o Patrimônio Líquido é a situação líquida do patrimônio, ou a diferença entre o que a empresa “tem” e o que ela “deve”.
Movimentações:
Conforme disposto na lei 6.404/76, o patrimônio líquido é divido em:
Capital social
Reserva de capital
Reserva de reavaliação
Reserva de lucro
Lucros ou prejuízos acumulados
Ações em tesouraria
Capital social - representa o que foi investido na entidade pelos seus proprietários e acionistas. A formação desse capital social, será a parcela de cada sócio, como entrará na sociedade esses recursos, valor das ações, valor nominal, ágio, prazo para o capital subscrito, e outras decisões relativas ao patrimônio social da pessoa jurídica, será deliberado entre os sócios. Há três formas de integralizar o capital social em uma