Doenças identificadas no eletrocardiograma
UNIDADE II
CURSO DE ENFERMAGEM
FISIOLOGIA
DOENÇAS IDENTIFICADAS NO ELETOCARDIOGRAMA
CAMPO GRANDE
2012
JULIANO AGUERO GARCIA – 2505001854
FISIOLOGIA
DOENÇAS IDENTIFICADAS NO ELETOCARDIOGRAMA
Trabalho para complemento de nota em N2 da disciplina de fisiologia ministrada pela professora Amanda Denadai.
CAMPO GRANDE
2012
ELETROCARDIOGRAMA.
O eletrocardiograma é um exame realizado no paciente para verificar os impulsos eléticos do coração,
É feito através do eletrocardiógrafo que contém eletrodos que conectados nos membros inferiores, superiores e pontos específicos no tórax vão captar esses impulsos provindos do coração.
Pacientes que encontram-se com sintomas de problemas cardíacos são submetidos a esse exame em caracter de urgência e emergência, e é crucial para a manutenção da vida, nele podemos observar diversos problemas e irregularidades desde o rítimo cardíaco até sua falência total.
PROBLEMAS DIAGNOSTICADOS PELO ELETROCARDIOGRAMA.
AUSENCIA DE MOVIMENTAÇÃO EM VENTRICULO ESQUERDO.
figura 1: homem caucasiano de 69 anos se apresenta ao pronto socorro com desconforto torácico vago e palpitações. ECG mostra ritmo sinusal, HVE e supra de ST em v1-v3, infradesnível de ST discreto e T invertidas em DI, aVL e v4-v6. Marcadores cardíacos foram negativos e ecocardiograma mostrou HVE ausência de movimentação anormal de VE.
TAQUICARDIA ATRIAL.
figura 2 : homem 47 anos com palpitações. O primeiro ECG (a) mostra ritmo sinusal, infradesnível de PR em DII e supra de ST em DII, v2-v6. existe a incisura(notch) característico em v3-v6, sugerindo repolarização precoce e não pericardite. Posteriormente ele desenvolve taquicardia atrial(b) durante a qual o supra de ST não mais está presente. Após conversão a ritmo sinusal o supra de ST reapareceu.
VARIANTE NORMAL DE ELEVAÇÃO SINO ATRIAL