Doenças do sistema gastrintestinal
1.1 CONCEITO:
O termo gastrite significa, reação inflamatória na parede do estômago. Quando primária, a inflamação limita-se à mucosa; quando associada à doenças inflamatórias sistêmicas, infecciosas ou não, o processo pode estender-se às demais camadas do órgão.
1.2 SINAIS E SINTOMAS:
Dor abdominal mais intensa na região epigástrica, azia (principalmente após ingesta de alimentos irritantes da mucosa gástrica), náuseas, vômitos, soluços, eructação e cefaleia.
1.3 DIAGNÓSTICO:
É possível chegar a um diagnóstico através do histórico clínico do paciente e uma endoscopia alta, onde se é possível visualizar a mucosa do estômago.
1.4 TRATAMENTO:
O tratamento da gastrite depende da causa. Gastrite aguda causada por uso de álcool ou de antiinflamatórios não esteroidais geralmente é aliviada pela simples suspensão destas substâncias. A gastrite crônica causada pelo H. pylori é tratada com a erradicação da bactéria por meio de antibióticos.
A maioria dos planos de tratamento para gastrite também incluem medicamentos que reduzem a acidez estomacal para tratar os sintomas de dor e promover a cicatrização da mucosa do estômago.
1.5 CUIDADOS DE ENFERMAGEM:
Verificar e observar aceitação alimentar;
Observar e anotar queixas álgicas;
Promover ambiente calmo e repousante;
Observar sinais e sintomas de complicações: hematêmese, melena, (rigidez abdominal).
2 ÚLCERA PÉPTICA
2.1CONCEITO:
É uma lesão localizada no estômago e/ou duodeno com destruição da mucosa da parede destes órgãos, atingindo os vasos sanguíneos subjacentes. É causada pela insuficiência dos mecanismos protetores da mucosa contra a acidez gástrica, muitas vezes devido à infecção com a bactéria Helicobacter pylori..
2.2 SINAIS E SINTOMAS:
Além da dor caracteriza-se pelas hemorragias continuas para dentro do trato gastrointestinal. O sintoma mais notável é a dor forte que surge geralmente na zona do estômago junto às costela e por vezes também do