Câncer de prostata
FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO – FABIC
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA: enfermagem na saúde da criança e do adolescente
DOCENTE: JESUANE
DISCENTE: Evangelista FONSECA DA SILVA, ELVIS MONTEIRO
ESTUDO DE CASO
AUGUSTINÓPOLIS – TO
DEZEMBRO DE 2012
Evangelista FONSECA DA SILVA
ELVIS MONTEIRO
ESTUDO DE CASO
Trabalho apresentado à disciplina: Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente, Professora (Jesuane). Como objetivo de obtenção de nota.
AUGUSTINÓPOLIS – TO
DEZEMBRO DE 2012
INTRODUÇÃO
A infecção intestinal é uma doença causada por parasitas, geralmente por agentes bacterianos ou reações orgânicas que estão ligadas diretamente com o fato de ingerirmos alimentos contaminados. Várias bactérias podem causar a infecção intestinal entre elas as mais comuns são a salmonela e a shigella que produz um grande desconforto abdominal.
A melhor forma de prevenção da doença está nos cuidados básicos com a higiene pessoal e no trato com os alimentos, por isso é fundamental manter as mãos sempre bem lavadas e optar por alimentos frescos e bem lavados. É importante ressaltar que em ambientes fechados, o contágio pode ocorrer de pessoa para pessoa, sendo que a infecção intestinal atinge com mais frequência às crianças.
ANATOMIA
O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas do trato digestório incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
O comprimento do trato gastrintestinal, medido no cadáver, é de cerca de 9m. Na pessoa viva é menor porque os músculos ao longo das paredes dos órgãos do trato gastrintestinal mantém o tônus.
Os órgãos digestório acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes auxiliam no