o que é musculoesquelética
É a dor localizada e persistente em músculos, tendões, ligamentos, articulações e ossos de qualquer parte do corpo, que também provoca a formação de pontos dolorosos nos músculos, provocando dor localizada ou a distância.
As doenças relacionadas aos músculos, tendões, fáscias musculares, ossos, articulações e seus ligamentos são as causas mais frequentes de dor e podem levar a incapacidade ou limitação das atividades diárias do paciente. A dor músculo-esquelética pode ser de origem traumática, inflamatória, isquêmica ou tumoral, além da sobrecarga funcional.
A constituição física, o sexo, o perfil comportamental e psíquico, as condições de estresse familiar e no trabalho são alguns dos fatores que contribuem para a ocorrência e agravamento da dor músculo-esquelética.
A incidência de dor músculo-esquelética é maior no sexo feminino cerca de 70% dos indivíduos com mais de 60 anos apresenta dor articular. A prevalência da fibromialgia aumenta com o progredir da idade e a osteoartrite é observada em quase todos os indivíduos com mais de 80 anos(1). Sabe-se que em algum período da vida 60% a 90% dos indivíduos apresentarão dor lombar(2). A síndrome miofascial é a mais frequente, principalmente no adulto na faixa etária economicamente ativa(3).
A dor músculo-esquelética pode ser classificada de várias maneiras, uma delas é em relação à localização:
· Generalizada (artrite reumatoide, osteoartrite, fibromialgia)
· Craniofacial (cefaleia tipo tensão, disfunção de ATM, tumor)
· Cervical (síndrome miofascial, espondilose, fratura, tumor)
· Ombros e membro superior (tendinite supraespinhoso, tendinite bicipital, epicondilite lateral, epicondilite medial, tenossinovite De Quervain, bursite)
· Torácica (costocondrite, síndrome miofascial, osteoartrite, fratura, tumor, infecção)
· Lombar (síndrome miofascial, espondilose, tumor, fratura, infecção)
· Membro inferior (bursite trocanteriana, osteoartrite coxofemoral,