Doenças do aparelho respiratório
DOENÇAS Respiratórias Prevalentes na Infância (1 a 10 anos)
São as doenças mais frequentes durante a infância, acometendo um número elevado de crianças, de todos os níveis sócio-econômicos e por diversas vezes. Nas classes sociais mais pobres, as infecções respiratórias agudas ainda se constituem como importante causa de morte de crianças pequenas, principalmente menores de 1 ano de idade. Os fatores de risco para morbidade e mortalidade são baixa idade, precárias condições sócio-econômicas, desnutrição, déficit no nível de escolaridade dos pais, poluição ambiental e assistência de saúde de má qualidade (SIGAUD, 1996).
A enfermagem precisa estar atenta e orientar a família da criança sobre alguns fatores:preparar os alimentos sob a forma pastosa ou líquida, oferecendo em menores quatidades e em intervalos mais curtos, respeitando a falta de apetite e não forçando a alimentação; aumentar a oferta de líquidos: água, chás e suco de frutas, levando em consideração a preferência da criança; manter a criança em ambiente ventilado, tranquilo e agasalhada se estiver frio; fluidificar e remover secreções e muco das vias aéreas superiores frequentemente; evitar contato com outras crianças; havendo febre: até 38,4ºC dar banho, de preferência de imersão, morno (por 15 minutos); aplicar compressa com água morna e álcool nas regiões inguinal e axilar; retirar excessos de roupa. Se ultrapassar este valor oferecer antitérmico recomendado pelo pediatra.
RESFRIADO
Inflamação catarral da mucosa rinofaríngea e formações linfóides anexas. Possui como causas predisponentes: convívio ou contágio ocasional com pessoas infectadas, desnutrição, clima frio ou úmido, condições da habitação e dormitório da criança, quedas bruscas e acentuadas da temperatura atmosférica, susceptibilidade individual, relacionada à capacidade imunológica (ALCÂNTARA, 1994).
Principais sinais e sintomas: febre de intensidade variável, corrimento nasal mucoso e fluido (coriza),