O aparelho respiratório
Neste trabalho iremos falar sobre o conceito do aparelho respiratório, a sua constituição e os tipos de respiração, entre outros temas relacionados, com os objectivos de entender o seu funcionamento, conhecer a sua função, a sua estrutura e as doenças mais comuns do sistema respiratório, sabendo que em qualquer forma que se apresente, a respiração é uma das características básicas dos seres vivos. Essencialmente consiste na absorção pelo organismo de oxigênio, e a eliminação do gás carbônico resultante das oxidações celulares.
2. O APARELHO RESPIRATÓRIO:
CONCEITO
Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pela entrada, filtração, aquecimento, humidificação e saída de ar do nosso organismo. Faz as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, oxigenando o sangue e possibilitando que ele possa suprir a demanda de oxigênio do indivíduo para que seja realizada a respiração celular.
2. 1. CONSTITUIÇÃO
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.
A boca (cavidade oral) - é o ponto de entrada de dois sistemas: o digestivo e o respiratório. O seu interior é revestido por uma membrana mucosa.
Fossas Nasais – são duas cavidades que comunicam com o exterior através das narinas. São revestidas internamente por células secretoras de muco e por células ciliadas. No tecto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfacto. Têm as funções de filtrar, humedecer e aquecer o ar.
Faringe – tubo muscular que comunica com a laringe. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe ﴾garganta﴿, antes de atingir a laringe.
Laringe – é o orgão que comunica com a traqueia. O epitélio que reveste a laringe