Doenças de um Técnico em TI
O tempo passa e as coisas evoluem. Como já dizia Darwin, estamos em um constante processo de evolução. A cada momento uma nova tecnologia, a cada momento um novo invento, a cada momento uma nova descoberta.
O tempo passa e as coisas evoluem. Isto é algo inevitável. Do mesmo jeito que o seu computador não é o mesmo de 10 anos atrás. As doenças que desenvolveram também não são. Muitas foram erradicadas ou controladas mais outras começaram a surgir. Algumas devido a mutações de novos vírus, outras pelos novos hábitos adquiridos nestes novos tempos. Tempos modernos geram doenças modernas.
O esforço repetitivo gerado em alguns empregos causam problemas a estes mesmo, gerando as famosas LER (Lesão por esforço repetitivo) agora já denominada de DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
As DORT acabam por afetar principalmente aqueles que vivem no ramo da informática e este é o assunto que desenvolveremos neste trabalho que tem como tema: “Doenças profissionais da área do profissional de informática”.
Quais são as doenças que existem? LER (Lesões por Esforço Repetitivo) /DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) estão relacionadas também ao ramo da informática. A seguir segue uma lista das que mais geram problemas aos que trabalham nesta área:
Tenossinovite: A tenossinovite é a inflamação tendão chamada bainha tendinosa, que gera sintomas como dor local e sensação de fraqueza muscular na área afetada. Alguns exemplos dela são a tendinite de Quervain e a síndrome do túnel do carpo, ambas no punho.
Tendinite: A tendinite é uma inflamação aguda ou crônica que afeta qualquer tendão do corpo. Geralmente é causada por uma sobrecarga de esforço ou quando ocorre a desidratação dos músculos. Ela provoca como sintomas uma intensa dor localizada além da falta de força muscular. Além disso, o tratamento é feito com medicamentos anti-inflamatórios analgésicos e fisioterapia.