Doenças de Chagas
Doença de Chagas.
Gênero: Trypanosoma.
Espécie: cruzi.
Atividade 02.
1. Quais são formas do parasito encontrado no hospedeiro vertebrado?
R: São encontradas as formas amastigotas (intracelularmente), e as formas tripomastigota (extracelularmente) presente na corrente sanguínea.
2. Qual é o principal sintoma da Doença de Chagas?
R: Geralmente assintomática, mas o paciente pode apresentar febre, poliadenite, mal-estar e inflamação do ponto de inoculação do protozoário, denominado chagoma de inoculação. Se o chagoma ocorre na mucosa palpebral, há edema de uma ou ambas as pálpebras, conhecido como Sinal de Romaña.
3. Qual é o mecanismo de transmissão desta parasitose?
R: O principal mecanismo de transmissão desta parasitose ocorre pela ação do vetor, que deposita suas fezes - contendo as formas tripomastigotas metacíclicas – próximas à região da picada, durante sua alimentação. As formas tripomastigotas penetram a pele pelo ducto de sucção feito pelo mosquito durante o ato de coçar a ferida, pelas mucosas e mãos contaminadas.
ou
R: Transmissão pelo vetor triatomíneo conhecido popularmente como Barbeiro, este mecanismo é o que tem maior importância epidemiológica. Transfusão sanguínea, segundo mecanismo de importância epidemiológica na transmissão da doença de Chagas.
Transmissão congênita ocorre quando existe ninhos de amastigotas na placenta e tripomastigota também podem alcançar a circulação fetal. Acidentes de laboratório podem ocorrer através do contato do parasito com a pele lesada, mucosa oral ou ocular. Transmissão oral, pela ingestão de alimentos contaminados com fezes do barbeiro.
4. Cite 3 medidas de prevenção para esta parasitose?
R: 1º Erradicação dos triatomíneos vetores, uso de inseticida.
2º Melhoria das condições de moradias, visto que o vetor tem afinidade por casa de pau a pique.
3º Fiscalizar banco de sangue, onde também ocorre disseminação da doença de Chagas. 5. Qual a diferença entre a