Doenças da soja: mofo branco
ANNA TAILA SOUZA DA ROSA
TRABALHO DISCENTE
Palestra sobre doenças da Soja: Mofo Branco.
Eng. Agrônomo Roberto Rodrigues Junior.
Professor: Eng Agr° Carlos R. Dellavalle Filho
Passo Fundo/RS
Abril
2013
Esteve presente na ultima terça-feira o palestrante Eng. Agrº Roberto Rodrigues Jr, da empresa Iharabras S.A. Indústrias Químicas, atuante no mercado desde 1965 e possui em seu portfólio com mais de 60 produtos para as mais diversas culturas e também para o controle de pragas domésticas. A Ihara produz fungicidas, herbicidas, inseticidas, nutrientes, produtos especiais, domissanitários e fumigantes.
O tema abordado foi doenças da Soja, em específico o Mofo Branco. O Mofo Branco é uma doença que atinge várias culturas como o Trigo, Feijão, Algodão, Soja , Girassol, Nabo, Batata e entre outras. A doença é causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, que afeta toda parte aérea da planta, causando lesões inicialmente pequenas e aquosas, que rapidamente aumentam de tamanhos. Com o desenvolvimento da doença, as partes afetadas perdem a cor, tornando-se amareladas e depois marrons, produzindo uma podridão mole nos tecidos. Os sintomas iniciais são lesões encharcadas que se espalham rapidamente para as hastes, ramos e vagens. Nos tecidos infectados, aparece uma eflorescência que lembra algodão, constituindo os sinais característicos da doença.
Segundo o Eng. Agrº Roberto houve um espanto na quantidade de áreas afetadas no Rio Grande do Sul, em nossa região foram encontrados casos em diversas cidades: Marau, Coxilha e Lagoa Vermelha, citou que em um dos casos a doença comprometeu 80 % da produção. Está sendo levantado como partem essas contaminações, talvez máquinas alugadas para a colheita e a falta de uma limpeza adequada estaria fazendo a