Arte da guerra (cenário empresarial)
1. Desenvolvendo Planos
A administração moderna, base para a gestão das grandes empresas da atualidade, fundamenta-se no planejamento das ações para minimizar os riscos. Não era diferente na época de Sun Tzu: Assim 5 fatores são dados como constantes e devem ser observados em todos os momentos: • Lei Moral – o alinhamento, um acordo fiel entre lideres e liderados, independente do que aconteça. • Paraíso – crise ou sucesso, turbulência ou maresia. • Terra – Mercado onde atuam as empresas. • Comando – Através de planejamento, análise, sabedoria, transparência, atitude, coragem, ser correto. • Disciplina – Organização, setores sabedores do seu papel, seguidores de processos, políticas, respeito entre todos.
Diante destes fatores o gestor terá condições de buscar o sucesso em sua empresa, e aproveitar as condições favoráveis para alavancar os resultados, terá que visualizar os horizontes e buscar alternativas antes desconhecidas para preparar estratégias e partir para o ataque aos concorrentes, mas sem chamar muita a atenção, demonstrando descaso em alguns momentos, devendo parecer despreparado, mantendo o equilíbrio e sabendo medir o tamanho e as estratégias do concorrente.
É importante destacar que, o bom gestor é aquele que investe seu tempo antes da execução, no seu planejamento, no estudo de mercado, dos concorrentes de mesmo ramo, de produtos, de serviços, e já antevê o que a disputa trará. Aquele que não investir nos estudos perderá essa disputa por não conhecer o mercado e concorrentes.
Capítulo 2
2. Em Meio a Guerra
Abaixo dois trechos do texto referenciam a importância da rápida tomada de decisão e a exposição em caso de lentidão: “Quando já se está em plena luta, se a vitória demora a chegar,as armas dos homens perdem o fio e seu ardor arrefece. Se há o cerco a uma cidade, isso pode exaurir as forças de um exercito.
É preciso repetir: se a