Doenças da pele
Sabe-se que desde a antiguidade, grande parte da sociedade se lança numa busca incessante por uma aparência física idealizada. O culto ao corpo, o forte apelo ao consumismo e a negação do envelhecimento estão ocupando um lugar de destaque na mente e na vida das pessoas. Mas, muito além da preocupação com a imagem pessoal, esses tratamentos promovem a saúde cutânea através de técnicas específicas que refletem na dinâmica mental e emocional do ser humano.
O objetivo deste trabalho consiste em discutir as principais afecções da pele observadas nos centros de estética. Propõe também, a compreensão de que o estudo do processo de instalação e desenvolvimento dessas patologias é de suma importância para o aluno e o futuro esteticista, que deverá possuir capacitação quanto à identificação dessas alterações cutâneas para uma abordagem terapêutica adequada, e, se houver necessidade, o correto encaminhamento do paciente para o profissional competente.
Sendo assim, o trabalho compõe-se, além desta introdução, de quatro tópicos. O segundo é dedicado à abordagem da saúde da pele e anexos, no qual fez-se breve explanação citando as particularidades desse tecido de revestimento tão importante para a prática profissional. O terceiro aprofunda-se nas principais doenças de pele que podem ser encontradas nos centros de estética; suas características, etiologias, sinais, sintomas e tratamentos. O quarto contempla a biossegurança nas clínicas estéticas. E o último tópico dedica-se a concluir os escritos.
A metodologia utilizada baseou-se nas leituras de todo material didático disponibilizado no ambiente virtual, assim como, nas bibliografias citadas nas disciplinas concernentes ao curso. 2. AS PRINCIPAIS DOENÇAS E DISFUNÇÕES DA PELE A pele é o órgão que envolve o corpo, o manto de revestimento do organismo, indispensável à vida e que isola os componentes orgânicos do meio exterior. Também é conhecido como tegumento comum ou, anatomicamente, como cútis.