Doenças causadas por fungos
Principais Características:
São eucariontes geralmente multicelulares formados por hifas cujo conjunto constitui o micélio. As hifas podem ser septadas ou asseptadas. As septadas podem ter um núcleo ( mononucleadas) ou 2 (dinucleadas) e as asseptadas são cenocíticas (têm muitos núcleos)
São heterotróficos obtendo os alimentos por absorção.
A parede celular quando existe é constituída por quitina.
Podem ser saprófitos, parasitas ou estabelecer relações de simbiose com raízes de plantas ( Micorrizos) ou com algas (Líquenes).
Nutrição:
De acordo com a nutrição, os fungos são classificados em duas categorias: saprófitas (ou sapróbios) e parasitas. Os saprófitas se alimentam de matéria orgânica animal ou vegetal morta e os parasitas vivem dentro de ou sobre organismos vivos (animais ou vegetais), deles retirando seus alimentos, absorvem nutrientes em vez de ingeri-los, secretando enzimas digestivas no substrato onde se desenvolvem. Essas enzimas catalisam a quebra de moléculas grandes em moléculas suficientemente menores para serem absorvidas pela célula fúngica. Por essa razão, os fungos crescem dentro ou sobre os alimentos.
1
Doenças Causadas por Fungos
Candidíase:
É uma infecção genital causada por um fungo chamado cândida albicans. Esse micro organismo geralmente se aloja na pele, na boca (sapinho), no estômago, no intestino e no órgão genital feminino. Os sintomas aparecem quando ocorrem alterações de imunidade.
É uma das causas mais comuns de infecção do trato genital feminino. O fungo (levedura) causador da doença pertence à flora normal do órgão genital feminino, mas certas situações fazem com que ele aumente muito em quantidade, tornando-se patogênico, ou seja, causando a candidíase.
Cerca de 90% das mulheres podem ser infectadas pela candidíase vaginal, pelo menos uma vez na vida.
A candidíase aparece quando a resistência do organismo cai ou quando a resistência vaginal está diminuída.
2
Onicomicose:
Onicomicose (tinea