Doenças causadas por fungos
A micose que surge na pele humana é uma parasitose causada por fungo. São exemplos de micose o pé-de-atleta e a pitiríase. O sapinho é uma doença causada principalmente em crianças e é causada por fungos do gênero Candida, que provocam múltiplos pontos brancosa na boca. Essas mesmas espécies causam a candidíase vaginal. A histoplasmose é uma doença causada por pelo fungo Histoplasma capsulatum, que parasita os pulmões. A infecção ocorre por inalação de esporos presentes na poeira levantada de solos contaminados. Esse fungo desenvolve-se principalmente sobre o guano de aves e morcegos.
PÉ DE ATLETA (FRIEIRA):
Frieira é a mais comum infecção de pele por fungos. Caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas e rachaduras especialmente na pele entre os dedos dos pés e muita coceira e ardor na região afetada. Frieira é mais prevalente em homens do que em mulheres e mais comum em climas quentes e úmidos do que nos frios.
CAUSAS
O fungo Tricophyton causador da frieira pode atacar a pele de várias partes do corpo provocando manchas vermelhas e arredondadas e com descamação que coçam. Se aparecem no couro cabeludo, podem provocar queda de cabelo e manchas que descamam. Na virilha, é conhecida como “coceira de jóquei”, provocando coceira e inchaço. Nos casos mais sérios, as fissuras que aparecem podem minar um líquido e a pele torna-se mais fina e dolorida no local. Algumas vezes, infecções bacterianas secundárias podem complicar o quadro. Frieiras são transmitidas facilmente por contato direto com a pessoa infectada ou com superfícies contaminadas como pisos de banheiros e vestiários, praias e piscinas.
RECOMENDAÇÕES
* Grande parte dos casos de frieiras podem ser evitados ou tratados com algumas medidas básicas de higiene:
* Enxugue bem os pés, especialmente entre os dedos, depois de lavá-los. Use, se necessário, um secador de cabelo ou outra toalha limpa e seca. Em certos casos, colocar algodão entre os dedos dos pés ajuda a mantê-los