Heresiologia
Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de outrem, em matéria de religião. Geralmente é um grupo não-ortodoxo, esotérico (do grego esoterikós, que significa conhecimento secreto, ao alcance de poucos).
Reforçando, podemos dizer que nos conceitos acima apresentados heresia e seita, em sua própria definição, são contraditórias e separatistas daquilo que dizem, verdadeiramente, as Sagradas Escrituras, a própria Palavra de Deus. Em resumo é o abandono da verdade.
O termo háiresis aparece no original em Atos 5:17; 15:5; 24:5; 26:5; 28:22.
Por sua vez, heresia aparece em Atos 24:15; I Co 11:19; Gl 5:20; II Pe 2:1.
O surgimento das seitas é uma profecia escatológica (Mt 24:24), em que o próprio Senhor nos alertou. Portanto é importante seu estudo pois, trata-se de um sinal dos tempos anunciado por Jesus e seus apóstolos (II Pe 2:1-3).
Para se identificar uma seita, observe o que ela prega sobre os seguintes assuntos:
1) a Bíblia Sagrada;
2) a Pessoa de Deus;
3) a queda do homem e o pecado;
4) a Pessoa e a obra de Cristo;
5) a salvação; e
6) o porvir.
Se o que uma seita ensina sobre estes assuntos não se coaduna com as Escrituras, podemos estar certos de que estamos diante duma seita herética.
Observe ainda alguns aspectos comuns às seitas:
1) As seitas subestimam o valor do Senhor Jesus ou colocam-no numa posição secundária, tirando-lhe a divindade e os atributos divinos como conseqüência.
2) Crêem apenas em determinadas partes da Bíblia e admitem como “inspirados” escritos de seus fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa parte daquilo que crêem;
3) Dizem ser os