Doenças Cardiovasculares
BIOLOGIA
Nome: Mateus Sousa.
Colégio Nossa Senhora do Carmo
Professor: Gildasio.
As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias, como os já citados infarto e acidente vascular cerebral, e também arritmias cardíacas, isquemias ou anginas. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue.
Angina
A angina (angina pectoris) acontece quando as artérias (que levam o sangue ao coração) ficam mais estreitas. Devido a deficiência na irrigação sanguínea, o coração não recebe o oxigênio e os nutrientes de forma correta. O coração dói por estar recebendo menos sangue que o necessário. Os principais sintomas da Angina são as dores e a pressão no peito durante uma atividade física, durante o repouso ou durante o sono (as dores podem ocorrer também no braço e na nuca). As dores podem aumentar por influência da temperatura, estresse e estômago cheio. Para tratar a Angina é necessário utilizar medicamento receitado pelo médico. Em casos mais específicos, ele pode optar por um tratamento cirúrgico para colocação de pontes nas artérias ou realizar uma angioplastia (balão colocado nas artérias coronárias para expandi-las e desobstruí-las).
Infarto do Miocárdio (Ataque cardíaco)
Quando há uma obstrução da artéria coronária, que é responsável pela irrigação do coração, ocorre uma lesão no músculo cardíaco. Sendo assim, quando uma artéria entope, o músculo cardíaco deixa de receber sangue com oxigênio e nutrientes e as células morrem. Essa obstrução é dada pela formação de placas e camadas espessas de tecido gorduroso no interior das paredes das artérias. Quanto mais extenso for o infarto, o músculo morrerá mais, deixando o coração ainda mais fraco. Se o infarto necrosar uma grande área, pode haver morte por falência da bomba cardíaca.
Fatores de risco para infarto:
-Pressão arterial alta;