doenças cardiovasculares o resumo
AVC (Acidente vascular cerebral)
Existem dois tipos de AVC (isquémico e hemorrágico) O isquémico é provocado por isquemias, ou seja, a perda de oxigénio e nutrientes das células cerebrais. Este é mais comum dos casos, presente em cerca de 80% dos casos. Este ocorre devido a um vaso que irriga e o cérebro é bloqueado....
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nos países desenvolvidos. Muitas destas doenças estão relacionadas com a arteriosclerose, uma doença caracterizada pelo endurecimento, espessamento e diminuição da elasticidade das artérias. Esta situação pode dever-se à aterosclerose, ou seja, à deposição de gordura, como o colesterol, nas paredes das artérias. A gordura, lentamente acumulada no interior dos vasos, leva ao seu estreitamento e, consequentemente, à dificuldade da circulação do sangue. O estrangulamento dos vasos provoca insuficiente fornecimento de oxigénio e de nutrientes às células. Quando a obstrução se desenvolve nas artérias que irrigam o coração (coronárias), ocorre redução do fornecimento de sangue às células do músculo cardíaco, o que pode originar uma angina de peito.
Por vezes, verifica-se uma interrupção total do fluxo sanguíneo numa região do coração, o que origina a morte das células dessa zona. Nestes casos,diz-se que ocorreu um enfarte do miocárdio. Quando as artérias afectadas são as cerebrais, verifica-se uma diminuição da irrigação sanguínea numa parte do cérebro, o que pode ter como consequência a morte de tecidos cerebrais . Nestes casos diz-se que ocorreu um acidente vascular cerebral (AVC).
Entre os factores de risco da arteriosclerose contam-se a hipertensão arterial, o tabagismo, a obecidade e a existência de níveis elevados de colesterol no sangue. A falta de actividade fìsica e a predisposição familiar são também factores de risco.