TRANSTORNO CARDIOVASCULAR
1948 palavras
8 páginas
INDICEI – Resumo
II – Agradecimentos
1 – Introdução
2 – Desenvolvimento
2.1 – Quais as principais doênças do coração
2.2 – Angina – a falta de sangue oxigenado para o coração
2.3 – Infartos do Miocárdio
2.4 – Prevenções de doênças cardiovasculares
2.5 – Conclusão
2.6 – Bibliografia
RESUMO
O presente estudo pretende evidenciar os benefícios da actividade física em relação ao risco de doença cardiovascular, nomeadamente o seu papel na prevenção primária do risco desta. Sobretudo, pretende-se sensibilizar as pessoas para a prática de actividade física no sentido de evitar o risco de aparecimento destas doenças.
AGRADECIMENTOS
A elaboração deste trabalho contou com a colaboração e apoio de algumas pessoas às quais não posso deixar de prestar os meus agradecimentos. Ao Professor Doutor Virgilio Boaventura, pela orientação e apoio manifestado durante a elaboração deste trabalho. A Emilia, por ter colaborado comigo na recolha e entrega de material de apoio a este trabalho.
INTRODUÇÃO
Doenças cardiovasculares (cárdio = coração * vasculares = vasos sanguíneos, incluindo artérias, veias e vasos capilares) são doênças que afetam o sistema circulatório, ou seja, os vasos sanguíneos e o coração. Existem vários tipos de doênças cardiovasculares (enfarte de miocárdio, arritmia). Entre as mais comuns podemos referir o enfarte do miocárdio, a angina de peito, a aterosclerose, entre outras. As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias, como os já citados infarto e acidente vascular cerebral, e também arritmias cardíacas, isquemias ou anginas. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras