doenças auto imunes
Segundo Norma Goldstein (2009:143), uma das mais importantes atividades intelectuais que os estudantes universitários elaboram é o projeto de pesquisa, pois devem se apropriar dos conhecimentos dos mais variados campos de saber científico, pesquisando e redigindo textos que comprovem seu amadurecimento intelectual.
A função precípua do projeto é especificar como a pesquisa se desenvolverá. Essa atividade, pensada como um todo, deveria se desenvolver como um processo maior: apresentação do projeto de pesquisa, coleta de dados, redação da monografia, trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese.
No nosso caso, será desenvolvido apenas o projeto e o relatório de pesquisa.
Elaboração do projeto de pesquisa1
O projeto de pesquisa é um planejamento necessário à atividade do pesquisador; por isso, deve-se buscar elaborá-lo com a máxima clareza e objetividade. Alguns itens devem constar necessariamente:
Introdução
Justificativa
Objetivos
Procedimentos
Recursos necessários
Cronograma
Referências bibliográficas
Introdução
“Explica-se na introdução qual o tema escolhido, quais as teorias que embasam o trabalho, a metodologia de pesquisa utilizada, as hipóteses e os resultados que se pretende obter. Esses elementos deverão compor a introdução do trabalho escrito que se vai produzir como resultado da pesquisa realizada.” (p. 150) (No nosso caso, deve constar: o tema escolhido e o possível resultado esperado).
Justificativa
“Na justificativa, explicita-se de modo convincente a relevância do tema e dos possíveis resultados.” (p. 150)
Objetivos
“Os objetivos podem ser gerais ou específicos. São considerados gerais quando expressam com clareza o que se pretende alcançar pro meio do projeto de pesquisa. Normalmente, utilizam-se verbos no infinitivo para escrever objetivos gerais.” (p.150) (Por exemplo: O objetivo geral desta pesquisa é verificar)
“Os objetivos são denominados específicos quando