Doença sexualmente transmissível ADS
A aids é causada pelo vírus HIV. Uma pessoa pode carregar o vírus por diversos anos sem que a doença se manifeste. Ou seja, alguém aparentemente saudável pode estar contaminado e apto a transmitir a doença.
Sintomas da doença :
A aids não tem sintomas próprios. O que o vírus HIV faz é enfraquecer o organismo infectado. Por isso o doente vai manifestar sintomas que na verdade são de outras doenças, causadas por vírus ou bactérias que se aproveitam da situação para atacar o organismo.
Como a aids é transmitida ...
O vírus HIV vive por pouco tempo fora do organismo, o que torna sua transmissão mais difícil do que a de doenças cujos vírus ou bactérias se propagam pelo ar. Ele é transmitido por meio de alguns fluidos do corpo humano, como esperma, secreções vaginais, sangue e leite materno. É por isso que a maior parte das pessoas que têm a aids recebeu o vírus por meio de relações sexuais ou transfusões de sangue. Crianças que nasceram de mães contaminadas também correm grande risco de desenvolver a doença.
Não existe uma cura para AIDS Por meio de coquetéis de drogas, os médicos conseguem reduzir a concentração do vírus HIV no sangue, diminuindo também o desgaste do sistema imunológico. Isso aumenta o tempo de vida do doente, mas não garante que ele não vá morrer como conseqüência da aids. Não há ainda uma cura definitiva: jamais se conseguiu eliminar totalmente o vírus HIV do sangue de um paciente.
Duvidas :
É possível pegar o vírus da Aids por meio de sexo oral?
A maioria dos médicos acredita que sim, mas com risco bem menor do que no sexo anal ou vaginal. É preciso que o esperma ou secreções vaginais contaminadas entrem em contato com cortes ou outros ferimentos na boca para que o vírus se misture com o sangue.