Doença de crhon
I. Identificação do paciente A.M.G.S 64 anos, feminina, casada?, nascida na cidade?
II. História clínica
Antecedentes: Has + aneurisma em SNC (há 5 anos)
Tabagista + doença de crohn+ doença divertículo do cólon Paciente admitida na unidade de cuidados intensivos no dia 02/04/2014 as 21hsdo Centro Cirúrgico em POI de colectomia total com anastomose íleo + enterectomia + BX hepática e cateter peridural. Encontra-se sonolenta, entubada sob VM, SNE passada no CC (liberada para uso), AVC em subclávia D e soroterapia em curso, SVD com volume amarelo ouro, evacuação líquida, dreno de Blake a direita, colostomia pré-existente, sem uso de drogas vasoativas. Incisão cirugica em região abdominal. Realizado ainda ECG + PANI + oximetria de pulso + exames laboratoriais + raio X.
III. Estudo de diagnóstico
A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória crônica que pode afetar todo o sistema digestivo, mas acomete especialmente o íleo terminal (parte inferior do intestino delgado) e o cólon. Esse processo inflamatório é extremamente invasivo e compromete todas as camadas da parede intestinal: mucosa, submucosa, muscular e serosa.
A causa da enfermidade é desconhecida, mas não estão descartadas as hipóteses de que seja provocada pela desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. Fatores genéticos, ambientais, dietéticos ou infecciosos também podem estar envolvidos.
A doença de Crohn se manifesta igualmente em homens e mulheres e, em grande parte dos casos, em parentes próximos. A incidência é maior entre os 20 e os 40 anos e mais alta nos fumantes. Doença de Crohn é um fator de risco para o câncer de intestino.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da doença de Crohn são dor abdominal (geralmente no quadrante inferior direito) associada à diarreia (com ou sem sinais de muco e sangue), febre, perda de peso e enfraquecimento por causa da dificuldade para absorver os nutrientes.
Podem ocorrer,