territorio
Definindo Território para entender a Desterritorializaçâo*
A
final, de que território estamos falando quando nos referimos a "desterritorializaçâo"? Se a desterritorializaçâo existe, ela está referida sempre a uma problemática territorial — e, conseqüentemente, a uma determinada concepção de território. Para uns, por exemplo, desterritorializaçâo está ligada à fragilidade crescente das fronteiras, especialmente das fronteiras estatais — o território, aí, é sobretudo um território político. Para outros, desterritorializaçâo está ligada à hibridização cultural que impede o reconhecimento de identidades claramente definidas — o território aqui é, antes de tudo, um território simbólico, ou um espaço dc referência para a construção de identidades.
Dependendo da concepção de território muda, conseqüentemente, a nossa definição de desterritorializaçâo. Assim, podemos perceber a enorme polissemia que acompanha a sua utilização entre os diversos autores que a discutem. Como já enfatizamos, muitos sequer deixam explícita a noção cie território com que estão
1
Algumas partes deste capítulo tomam por referência o artigo de mesmo título publicado na coletânea "Território, Territórios" (Ilaesbaert, 2002a>.
< ^
35
lidando, cabendo a nós deduzi-la. Daí a importância de esclarecermos, de início, as principais linhas teórico-conceituais em que a expressão é ou pode ser utilizada, sem cm hipótese alguma pretender impor a conceituação à problemática, mas mostrando sempre a diferenciação e transformação dos conceitos em função das questões priorizadas.
Apesar de uma relativa negligência das Ciências Sociais com relação ao debate sobre o espaço e, mais especificamente, sobre a territorialidade humana^, pelo menos desde a década de 1960 a polêmica sobre a conceituação de território e territorialidade vem se colocando. Já em 1967, Lyman e Scott, num instigante artigo, faziam um balanço sociológico da noção de territorialidade, considerada,