Doença de alzheimer
CURSO DE FISIOTERAPIA
JÁDILA VIEIRA RICIERI
DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA ABORDAGEM DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
GURUPI – TO
JUNHO/2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
CURSO DE FISIOTERAPIA
DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA ABORDAGEM DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
Projeto apresentado ao Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Unirg para a obtenção parcial do título de bacharel.
Orientador: Tiago Kijoshi Ueda.
GURUPI – TO
JUNHO/2011
Sumário
Pág. 1. INTRODUÇÃO 4 2. JUSTIFICATIVA 5 3. OBJETIVO 5 4. REFERENCIAL TEÓRICO 5 4.1 FISIOPATOLOGIA 5 4.2 EPIDEMIOLOGIA 6 4.2.1 Mortalidade/Morbidade 6 4.2.2 Etnia 6 4.2.3 Sexo 6 4.2.4 Idade 7 4.3 TRANSTORNOS FÍSICOS 7 4.4 AÇÃO FISIOTÊRAPEUTICA 9 5. METODOLOGIA 11 6. CRONOGRAMA 12 7. RECURSOS NECESSÁRIOS OU ORÇAMENTO 13 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 14
1. INTRODUÇÃO
De acordo com Melo e Driusso (2006) a demência é uma síndrome clínica de diversas etiologias, caracterizada por um decréscimo adquirido e persistente da memória e da função cognitiva, que se manifesta por uma deficiência de memória somada à perda de outras funções corticais como linguagem, habilidades para realizar tarefas físicas complexas, para identificar objetos ou pessoas ou para construir objetos, pensamento abstrato, julgamento e personalidade.
A doença de Alzheimer é uma doença neuropsiquiátrica progressiva do envelhecimento encontrada em adultos de meia-idade e, particularmente, em mais velhos, que afeta a substância cerebral e é caracterizada pela perda inexorável da função cognitiva, bem como distúrbios afetivos e comportamentais (OLIVEIRA, 2005).
A doença de Alzheimer causa uma série de comprometimentos ao nível do pensamento e no nível motor. Assim a fisioterapia atua principalmente no sistema motor, que ao ser estimulado obtém-se como resultado melhora na qualidade de vida.
2. JUSTIFICATIVA A doença de Alzheimer é um