Doença arterial periferica
O presente trabalho tem por objetivo um estudo de caso detalhado de um paciente internado na Unidade Cirúrgica São Francisco do Hospital Santa Cruz. Foi realizado, na disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar – Unidade de Clínica Cirúrgica e Bloco Cirúrgico, sob orientação da professora Janine Koepp. No mesmo, decorrerá a história do paciente, com explicação breve sobre suas patologias e lista de problemas levantados, relacionando com o conhecimento adquirido durante a disciplina. Por fim, apresentarei diagnósticos de enfermagem segundo NANDA, seguido do plano de cuidados de enfermagem de acordo com as necessidades deste cliente.
Anamnese e Exame físico
Paciente A.S., 73 anos de idade, sexo feminino, interna no Hospital Santa Cruz com diagnóstico de doença arterial periférica para procedimento cirúrgico de By Pass. Refere não ter nenhuma doença crônica e nunca ter fumado e a cerca de 14 dias sentiu dor na perna direita seguido de edema, apresenta dedo polegar com necrose.
Ao exame físico couro cabeludo integro, mucosas ocular e nasal e oral preservadas, ouvidos e pescoço sem alterações. Tórax simétrico com presença de murmúrios vesiculares, Ausculta cardíaca sem alterações. MMSs com presença de hematomas com acesso periférico heparinizado no MSE. Abdômen plano, flácido a palpação com presença de ruídos hidroaéreos nos quatro quadrantes. Eliminações presentes.
MMIs aquecidos e bem perfundidos, MID com presença de pulso periférico. F.O. com bom aspecto de cicatrização.
P.A. = 120\80 Sat. 94% Tax. 36,4 º FC= 97 bpm
Medicação em uso pela paciente
Medicação
Diluição
Via Adm.
Relação com patologia
Dipirona 500mg/ml 6/6h s/n.
20 ml de água destilada I.V.
Analgésico e antitérmico
Pós- operatório.
Morfina 10mg/ml de 6/6h s/n
10 ml de água destilada
I.V.
Analgésico opióide
Pós- operatório.
Sinvastatina 20mg
Sem diluição
V.O
Reduz colesterol/ acumulo de gordura na corrente sanguínea.