Turbinas Hidraulicas
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TIAGO LUIZ GONÇALVES
ITAJUBÁ
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ – FEPI
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TIAGO LUIZ GONÇALVES
ITAJUBÁ
2013
1. Introdução
As turbinas têm a finalidade de transformar um tipo de energia que a natureza nos oferece em trabalho mecânico. Ela é, portanto, uma máquina de fluxo motriz. Existem vários tipos de turbina, relacionadas com os tipos de fontes de energia oferecidas pela natureza (vento, água, calor, etc).
Inúmeras são as aplicações que podemos dar às turbinas: como gerar energia elétrica normalmente é o objetivo, suas aplicações estão ligadas com o local de onde elas vão trabalhar - iluminação elétrica, geração de calor, funcionamento de outras máquinas de fluxo, etc. Em geral, as turbinas têm sido aplicadas em substituição de motores a diesel.
2. Classificação
Como as fontes oferecidas pela natureza são de tipos muito variados, existem vários tipos de turbinas. A energia potencial da água, a energia hidráulica, é transformada em trabalho mecânico pelas turbinas hidráulicas (ex.: Francis, Propeller, Kaplan, Pelton). A energia cinética do vento pode ser transformada em trabalho mecânico por turbinas eólicas. A energia térmica, ou seja, a energia dos combustíveis e a energia nuclear podem ser utilizadas através das turbinas a vapor e das turbinas a gás. Cada uma delas está explicada separadamente abaixo.
3. Tipos de Turbinas
3.1 Turbinas a vapor
A turbina a vapor é o mais usado entre os diversos tipos de acionadores primários existentes, com exceção do motor elétrico. Uma turbina a vapor tem como objetivo transformar a energia contida no fluxo contínuo de um vapor que recebe em trabalho mecânico. O rendimento do ciclo térmico a vapor, bastante satisfatório, melhora a medida que aumentam a potência das máquinas e as pressões e temperaturas de geração de vapor. É