Hormônios
Os hormônios atuam nas células e o efeito é resultado das respostas celulares.Possuem função reguladora ou homeostática, integram os diversos sistemas do organismo, desenvolvimento, reprodução e crescimento de órgãos do corpo e ajudam outros hormônios em sua funções, além de alterar a permeabilidade celular, eles podem alterar a atividade de enzimas e liberação de outros hormônios.
O sistema endócrino é um sistema complexo de glândulas. Glândulas são órgãos pequenos mas importantes, cuja função é produzir hormônios.Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo (“queima” dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento. Os hormônios também controlam a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.
As glândulas endócrinas incluem a tireóide, as paratireóides, o pâncreas, os ovários, os testículos, as supra-renais, a hipófise e o hipotálamo, dentre outras.
O desequilíbrio hormonal pode causar diversos incômodos físicos, síndromes, doenças, câncer, doenças auto-imunes e até uma tireoide hiperativa. Estar bem informado ajudará a corrigir um desequilíbrio hormonal antes que sérios problemas médicos apareçam.
Câncer
Um desequilíbrio hormonal em mulheres as torna mais propensas a desenvolver câncer de útero,de colo do útero ou da mama, enquanto em homens os torna mais propensos