Turbinas Hidráulicas
As turbinas hidráulicas são turbinas projetadas especificamente para transformar a energia hidráulica (a energia de pressão e a energia cinética) de um fluxo de água em energia mecânica na forma de torque e velocidade de rotação.
As primeiras turbinas hidráulicas de que se tem notícia foram construídas na colônia romana de Chemtou na atual Tunísia. As primeiras turbinas modernas foram desenvolvidas na França e Inglaterra, no século 18, como fonte de energia mecânica para fábricas.
Funcionamento
Nas turbinas a água entra vinda de um reservatório ou canal de nível mais elevado e escapa para um canal de nível mais baixo. A água de entrada é levada através de um duto fechado até um conjunto de lâminas curvas (palhetas) que transferem a energia da água para um rotor. Em consequência a pressão e/ou a velocidade da água na saída são menores do que na entrada. A água que sai da turbina é conduzida por um duto até o reservatório ou canal inferior.
Turbina Pelton
Nas turbinas Pelton não há palhetas estáticas e sim um conjunto de bocais, cada qual com uma agulha móvel para controlar a vazão. Elas operam com altas quedas e baixas vazões. Podem ser de um jato, dois jatos, quatro jatos e seis jatos.
Nessas turbinas, a pressão da água é primeiramente transformada em energia cinética pelo bocal, que acelera a água até uma alta velocidade. O jato d'água é dirigido para uma série de conchas curvas montadas em torno do rotor.
Turbinas Pelton trabalham com velocidades de rotação mais alta que os outros tipos. Elas são adequadas para operar entre quedas de 350 m até 1100 m, sendo por isto muito mais comum em países montanhosos. Por outro lado as conchas podem sofrer erosão pelo efeito abrasivo da areia misturada com a água, comum em rios de montanhas.
A Usina Hidrelétrica HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Usina_Hidrel%C3%A9trica_Governador_Parigot_de_Souza&action=edit&redlink=1"ParigotHYPERLINK