Doentes de AIDS - qualidade de vida
Como qualquer outra pessoa os portadores de HIV e doentes de AIDS podem levar uma vida normal, mas claro que tomar alguns cuidados é fundamental.
A alimentação de um soropositivo como de qualquer outra pessoa deve ser saudável, é necessário se ter uma alimentação saudável e balanceada e é muito importante consumir alimentos com carboidratos, proteínas e gorduras. O ideal é fazer as três refeições principais do dia, dando intervalos para lanches.
Ao fazer comida para um soropositivo deve-se ter um grande cuidado com comidas contaminadas, pois elas podem causar vômitos, diarréia e até mesmo infecção intestinal.
A atividade física é super indicada aos soropositivos, pois estimula o sistema imunológico, aumenta a disposição, ajuda autoestima e alivia o estresse.
Os exercícios praticados podem ser aeróbicos ou de carga.
De acordo com os contribuintes do site pertencente ao Ministério Publico, “Os exercícios aeróbicos melhoram a oxigenação do coração e dos pulmões, diminuem o nível de colesterol e triglicérides e ajudam a queimar a gordura que se deposita na barriga. Os exercícios de carga, como a musculação, por exemplo, ajudam a manter a massa e a força muscular”.
Lembrando-se que antes de praticar qualquer atividade física deve-se consultar um médico, que avaliara e indicara as atividades físicas corretas a se praticar.
Ser portador de HIV ou ser doente de AIDS jamais significara não ter uma vida sexual ativa. Claro que será necessário ter cuidados além dos fundamentais, não deixando de usar o preservativo.
Outra contribuição importante para uma boa qualidade de vida dos pacientes soropositivos é o tratamento da saúde mental.
Ao se descobri soropositivo, o paciente pode acarretar uma série de temores, como por exemplo, o medo de morrer devido à infecção.
É fato também que ao se deparar com o HIV e com a Aids, o paciente ficará suscetível alem de depressões, ao uso excessivo de álcool e drogas, então