Doencas pick
DISCIPLINA: SAÚDE DO IDOSO
Doenças pick
PRONATEC
DOENÇA DE PICK
AUTORAS: AUDINEIA DE FÁTIMA; CINTIA BIAGI; DOUGLAS MELLO; IONÁRIA RAMOS; LORENA COSTA; LORENA FERNANDES; LUCIANA BRITTO; MARIA CRISTINA; MARTA MARIA; SANDRA TOMAHS.
RIO DE JANEIRO, 2014.
INTRODUÇÃO
A doença de Pick, bastante confundida com Alzheimer também conhecida como demência frontotemporal, esta entidade é uma doença degenerativa, com forte componente genético, caracterizada pelo comprometimento dos lobos frontais e temporais do cérebro. A classificação e a nomenclatura das demências frontotemporais, anteriormente descritas restritivamente como Pick, é assunto ainda de amplo debate e controvérsia entre os especialistas. A atual designação destas demências inclui a doença de Pick propriamente dita, a afasia primária progressiva e a demência semântica.
DOENÇA DE PICK Doença de Pick ou PiD é uma doença neurodegenerativa incomum causada por excesso de proteína tau nos neurônios conhecidos como corpos de Pick. Essa proteína se acumula formando redes neurofibrilares. Isto interrompe as atividades normais das células e pode fazer com que morram causando a retração dos tecidos (atrofia) dos lóbulos frontal e temporal do cérebro danificando a capacidade de raciocínio, expressão de linguagem e auto-controle.
Proteína Tau
História O nome doença de Pick é em homenagem a Arnold Pick, professor de psiquiatria da Universidade de Praga, que descobriu e descreveu a doença em 1892, examinando o tecido cerebral de vários pacientes falecidos com histórias de demência.
Arnold Pick
Causa A causa exata da acumulação patológica de proteína tau é desconhecida. Se teoriza que a doença de Pick é um distúrbio hereditário dominante.
Sinais e sintomas Seus sintomas principais são:
Afasia (dificuldade de falar);
Confusão mental;
Condutas