Algoritimos
Informações gerais
Sintomas
Tratamento
Prevenção
Figuras
Nomes alternativos: síndrome da afasia-agnosia-apraxia, doença de Arnold Pick, atrofia cerebral; atrofia cerebral circunscrita; esclerose lobular; demência pré-senil
Definição:
Doença que envolve a deterioração da função mental, que é causada por alterações no tecido cerebral, e que está relacionada a doenças, incluindo a atrofia dos tecidos e a presença de corpos anormais (corpos de Pick) nas células nervosas das áreas afetadas do cérebro.
Causas, incidência e fatores de risco:
A doença de Pick é uma doença rara, semelhante à demência senil/tipo Alzheimer. Esta condição afeta 1 em cada 100.000 pessoas. Afeta as pessoas de ambos os sexos, porém é mais comum nas mulheres do que nos homens. Pode ocorrer prematuramente aos 20 anos de idade, mas geralmente aparece entre os 40 e 60 anos. A idade média de instalação é aos 54 anos.
Seu início geralmente é vagaroso e insidioso. Esta condição envolve a retração dos tecidos (atrofia) dos lóbulos frontal e temporal do cérebro. Os neurônios (células nervosas) das áreas afetadas contêm material anormal (corpos de Pick). Não há plaquetas ou fibras intracelulares. A causa exata é desconhecida. Se teoriza que a doença de Pick é um distúrbio hereditário dominante.
Os sintomas são similares aos da demência senil/tipo de Alzheimer, com afasia (perda da capacidade de falar), agnosia (perda da capacidade de reconhecer objetos ou pessoas) e apraxia (perda da capacidade de movimentos). As alterações de comportamento podem ocorrer antes da perda de memória.
Entre os fatores de risco estão incluídos os antecedentes pessoais ou familiares da doença de Pick, ou de demência senil.
Sintomas:
Os problemas com os movimentos e a coordenação (apraxia) podem ser um dos primeiros sintomas da doença.
Alterações do humor, alterações de personalidade.
• despreocupação surpreendente e ausência de ansiedade
• perda da iniciativa própria
• falta de