Docx
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ZOOTECNIA
Hugo Menezes de Andrade
TERMODINÂMICA NA CIÊNCIAS AGRÁRIAS.
Rio Largo / AL
2011
Hugo Menezes de Andrade
TERMODINÂMICA NA CIÊNCIAS AGRÁRIAS.
Trabalho para reavaliação da Disciplina de Física aplicada às ciências agrarias, ministrado pela Professora MS. Lidiane Omena.
Rio Largo / AL
2011
Determinação das propriedades termodinâmicas do café.
INTRODUCÃO: O café é um dos produtos agrícolas mais importantes no mundo, com uma produção total de 4,76 milhões de toneladas, o Brasil é um dos maior exportador desse produto, representando aproximadamente 28,45% das exportações mundiais. O teor de água de produtos agrícolas é de extrema importância para que se escolha interações entre as moléculas de água e os constituintes do produto relacionando-se diretamente com os processos de secagem e armazenagem de produtos agrícolas.
Com altos teores de água, o risco de aparecimento de fungos e insetos torna-se maior, comprometendo seriamente o poder germinativo e o vigor das sementes, deteriorando a qualidade dos frutos e grãos armazenados e aumentando as perdas pós-colheita. Por outro lado, a redução do teor de água promove perdas econômicas devido à perda de massa do produto porém diminui a atividade biológica do produto e as mudanças químicas e físicas que ocorrem durante o armazenamento. A transferência de calor e massa está intrinsecamente envolvida na redução do teor de água de grãos pelo processo de secagem. A simulação do comportamento de cada produto durante a redução do teor de água é um importante parâmetro no desenvolvimento e aprimoramento de equipamentos de secagem de grãos, e para tal utilizam-se modelos matemáticos que possam representar satisfatoriamente sua perda de água durante o período de secagem para sucessivas camadas delgadas do produto.
O conhecimento das propriedades termodinâmicas nos processos de secagem de produtos agrícolas é