DOCUMENTÁRIO “ZEITGEIST”
DOCUMENTÁRIO “ZEITGEIST”
Nome do professor: RAFAEL HOFMEISTER DE AGUIAR
Disciplina: Filosofia – EAD – 3N
Novo Hamburgo, 20 de Outubro de 2014.
O Espírito de uma Era
Zeitgeist é um documentário produzido por Peter Joseph, o qual foi lançado no ano de 2007. A tradução do termo alemão é “O Espírito De Uma Era”, que significa o nível de avanço intelectual e cultural do mundo em uma época. O documentário foi dividido em três temas polêmicos, a primeira e a maior parte da história, questiona as religiões e o cristianismo na figura do filho de Deus, Jesus Cristo; a segunda parte menciona o imperialismo dos Estados Unidos e o acontecimento do dia 11 de Setembro; e a última parte mostra o domínio do sistema bancário no mundo, o Banco Central dos Estados Unidos.
A primeira parte, "A maior história já contada", segundo o autor, questiona as religiões, em especial o cristianismo versus o mundo, comparando com a vida de Jesus Cristo. O filme se foca em exibir que o movimento do Sol e das estrelas, Hórus (Deus do Sol), tem ligações com os textos bíblicos e aponta as semelhanças da história bíblica de Jesus Cristo com todas as histórias de outros deuses de diversas civilizações, como exemplo, a egípcia e os símbolos do zodíaco.
A segunda parte do documentário, “O mundo inteiro é um palco” mostra sobre os ataques de 11 de setembro de 2001. O autor fala que o governo americano tinha conhecimento destes ataques e que a queda do World Trade Center, conhecida como as “Torres Gêmeas”, foi realizada pelo governo dos Estados Unidos. O filme assegura que esse ataque foi planejado pela Al Qaeda ou pela entidade responsável da defesa aérea dos Estados Unidos.
O título da terceira parte do documentário “Não se preocupe com os homens por trás das cortinas”, apresenta os reais interesses do sistema financeiro dos Estados Unidos, em especial a Reserva Federal Americana, apresentando como teve influência em guerras e demais acontecimentos